sexta-feira, 11 de setembro de 2020

DESENVOLVIMENTO DE BIOPRODUTOS/DRUG-DELIVERY

A Biotecnologia tem tido avanços significativos na saúde humana. Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (1992), a Biotecnologia é entendida como qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos. Um dos segmentos de grande importância na Bioeconomia de uma região é o desenvolvimento de Bioprodutos, em especial fármacos. Este setor teve sua expansão com as aplicações de moléculas terapêuticas específicas. Os medicamentos biotecnológicos já representam cerca de 10 a 15% do mercado farmacêutico. Mais de um quinto dos novos medicamentos lançados no mercado mundial a cada ano são derivados da Biotecnologia, número que provavelmente irá aumentar, devido aos avanços científicos.


Uma tecnologia em amplo estudo e desenvolvimento é o uso de tecnologias Drug-delivery. Que possibilita o fármaco ser entregue no local da tecnologia infecção. As 3 principais formas de se fazer drug delivery hoje em dia são: a partir de lasers fracionados ablativos; através do microagulhamento e através da intradermoterapia (utilizando-se uma única agulha ou, então, um aparelho específico, com diversas micro agulhas). Na tecnologia, "drug delivery", a principal vantagem é a especificidade de atuação. Alguns indivíduos (cerca de 40%), não respondem aos fármacos disponíveis no mercado, o sujeito toma o remédio, mas não tem efeito desejado, e pior, muitos efeitos colaterais indesejados.

O sistema de drug delivery, abriu possibilidades na Bioeconomia que são infindáveis em termos de possibilidades técnicas e farmacológicas. As multinacionais farmacêuticas, de olho nesta fatia do mercado passou a investir em novas tecnologias já que, a especificidade genômica do indivíduo permite que um fármaco possa ser desenvolvido especificamente sob sua sistematização genômica. Pesquisadores da Swinburne University, Austrália, publicaram uma nova técnica em delivery baseado em micro-ondas. Células bacterianas de Escherichia coli quando expostas a um campo eletromagnético de 18 gigahertz, absorviam antibióticos nos locais especifico da infecção. O interessante nesta técnica é a possibilidade de minimizar o sofrimento de indivíduos, pós-cirúrgico, ou qualquer outro tipo de ulcerações abertas (inclusive de superfícies ao redor de implantes médicos, locais de fácil infecção).

Porém, apesar de toda tecnologia, a grande aposta em drug delivery, são as Nano plataformas e os Nano robôs, que identificam e eliminam células doentes do organismo, não é incrível?

A nanotecnologia é um ótimo exemplo de interface entre a medicina e a indústria, pois vem se revelando altamente potencial para otimizar o tratamento de algumas doenças.

Leia o texto completo:

DESENVOLVIMENTO DE BIOPRODUTOS/DRUG-DELIVERY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#ContactForm1 { display: none; /*-----esconder gadget da barra lateral---*/ }