quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ATÉ QUE PONTO A BIOTECNOLOGIA ESTÁ (RÁ) INSERIDA EM NOSSO DIA-A-DIA?

Estima-se que em 2050 o planeta terá 9,6 bilhões de habitantes – 2 bilhões a mais de bocas para alimentar do que hoje. A área cultivável, porém, será a mesma. Como equilibrar esta equação? A resposta é uma só: produzir mais e melhor com ajuda da tecnologia. A biotecnologia é fundamental na produção de vários alimentos do dia a dia. Substâncias essenciais para a produção de pães, queijos, iogurtes e bolos, por exemplo, são sintetizadas industrialmente com ajuda de bactérias, leveduras, fungos, algas ou até alguns tipos de vírus.


A Biotecnologia de alimentos, através de suas técnicas de engenharia genética, tem proporcionado características importantes para a sobrevivência de quem produz e de quem consome alimentos biotecnológicos. As modificações abrangem a maneira como nossos alimentos são produzidos, embalados, testados e preservados. Mas como será nossos cotidianos frente a tantas novidades e inserções de características desconhecidas do grande público? As mudanças tecnológicas podem para exemplificar, segue abaixo uma pequena lista dos benefícios da Biotecnologia que envolvem melhorias no setor de alimentos.

Diagnóstico rápido para Água potável:

Milhares de pessoas sofrem por problemas de especialmente por contaminação da água, especialmente por Cryptosporidium parvum um patógeno transmitido pela água. Uma solução biotecnológica foi desenvolvida para detectar rapidamente patógenos, testes de diagnóstico rápido, que permitem saber se a qualidade é para consumo ou não.

Aumento do valor nutricional dos alimentos:

Vários estudos são realizados para alterar algumas culturas alimentares. Através é possível controlar a expressão genética, alterando (inserindo ou retirando) nutrientes conhecidos que podem combater diferentes tipos de doença.

Super Vegetais:

A mudança no consumo mundial, nos traz a percepção de metodologias sustentáveis, diminuindo danos causados por contaminantes especialmente agrotóxicos nos alimentos, nesse sentido, novamente a Biotecnologia é a estrela da festa. O foco está voltado a metodologias que garantam melhorar a resistência a inseticidas, condições climáticas adversas e a resistência a fitopatógenos entre outros benefícios.

São inúmeros os benefícios que a biotecnologia pode nos trazer. Ela tem papel fundamental na produção de alimentos. O investimento feito pelas indústrias de biotecnologia é grande, uma vez que são necessários muitos anos de desenvolvimento e testes de segurança para que o produto possa estar disponível comercialmente. No Brasil, a indústria da biotecnologia é expressiva, desenvolvendo produtos e, principalmente insumos biotecnológicos, e empregando mais de 28 mil pessoas em empresas pequenas e médias, muitas delas familiares.

Leia o texto completo:

ATÉ QUE PONTO A BIOTECNOLOGIA ESTÁ (RÁ) INSERIDA EM NOSSO DIA-A-DIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#ContactForm1 { display: none; /*-----esconder gadget da barra lateral---*/ }